Palestrantes

 Palestrantes confirmados:

- BIO Alberto Klefasz
Biólogo, formado pela UFSCar, Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – Ibama, lotado no Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas/CE.

- MV Daniel Vicente da Silva Neto
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). Atualmente é educador ambiental.

- MV Fabrício Braga Rassy
Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização/Residência em Medicina Veterinária de Animais Silvestres no Zoológico de Sorocaba, pela UNESP-Botucatu. Foi Médico Veterinário do Zoológico de Sorocaba-SP. Mestre em Anestesiologia pela UNESP-Botucatu. Trabalhou como Médico Veterinário da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) onde foi coordenador de Monitoramento, Médico Veterinário na área de Quelônios Marinhos e Coordenador Técnico no Programa Regional de Monitoramento de Praias na Área de Abrangência da Bacia Sergipe-Alagoas. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Medicina Preventiva (NUPREV) da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

- BIO Fernando Fernandez
Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD (Ecology) pela University of Durham (1993). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biologia da Conservação. Atua principalmente nos seguintes temas: ecologia populacional de mamíferos, principalmente marsupiais e roedores; conservação e manejo de populações de vertebrados, com ênfase em mamíferos. Também se dedica à divulgação científica, especialmente sobre biologia da conservação, ecologia, história ecológica e evolução.


- Bio Gerson Buss
Possui graduação em Ciências Biológicas (1996), mestrado e Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001/2013). Trabalha como analista ambiental no ICMBio, lotado no Parque Nacional do Jamanxim, Itaituba (PA). Foi professor mestre da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2004 a 2007) e é pesquisador do Programa Macacos Urbanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Ecologia terrestre, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, primatas, bugio-ruivo (Alouatta clamitans), conflitos humanos/vida silvestre, unidades de conservação e educação ambiental.

- BIO Hugo Fernandes-Ferreira
Biólogo formado pela UFC, Mestre e Doutorando em Zoologia pela UFPB, desenvolve pesquisas sobre Caça e Conservação no Brasil. Além disso, é sócio diretor da Ophian Consultoria Ambiental, revisor de periódicos científicos e Consultor Titular do Monitoramento de Fauna da Ferrovia Transnordestina e das hidrelétricas de Jirau e Belo Monte. 

- BIO Igor Joventino Roberto
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente está realizando mestrado em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui experiência atuando como pesquisador nas áreas de herpetologia e biologia da conservação.

- MV Jean Carlos Ramos da Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE, Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária - área de concentração Epidemiologia Experimental Aplicada a Zoonoses pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS), FMVZ/USP. Fez estágio como Bolsa Sanduíche de Doutorado no United States Department of Agriculture (USDA), Beltsville, MA, EUA, sob orientação do Dr. Jitender P. Dubey. Atualmente é Professor Adjunto IV do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Orientador de Doutorado e Mestrado, UFRPE, responsável pela Gestão de Projetos do Instituto Brasileiro para Medicina da Conservação Tríade, membro do Comitê Assessor da Sessão Latino-Americana da Wildlife Disease Association (WDA) e Pós-Doutorando do VPS-FMVZ/USP. É um dos editores do Livro Tratado de Animais Selvagens: Medicina Veterinária (Editora Roca). Possui experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Epidemiologia, Saúde Pública e Medicina da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: animais silvestres, saúde ambiental, zoonoses e Educação em Saúde.

- MV Joares Adenilson May Júnior 
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997). Mestrado em epidemiologia experimental aplicada às zoonoses (VPS), pela Universidade de São Paulo (USP) - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). É membro da Global Insular Conservation Society, Instituo Pró Carnívoros e IUCN/VSG - Veterinary Specialist Group. Professor na Universidade do Sul de Santa Catarina.

- MV José Maurício Barbanti Duarte
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), especialização em Primatologia pela Universidade de Brasília (1987), mestrado em Genética e Melhoramento Animal (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) (1998) ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é vice-Chairman do Deer Specialist Group / IUCN, coordenador do comitê de manejo e conservação do cervo-do-pantanal do IBAMA, líder do grupo de pesquisa (CNPq) em Biologia e Conservação de Cervídeos Brasileiros, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos (NUPECCE) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ex presidente (1996-1998) e diretor cientifico (1998-2000, 2002-2004) da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS). Tem trabalhado e orientado nas áreas de Genética, Reprodução e Ecologia de Cervídeos.

- BIO Katherine Fiedler Choi-Lima
Mestre em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2011). Atualmente cursa o doutorado pela mesma instituição. Pesquisadora e membro da equipe de resgate do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM) da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). Tem experiência na área de ecologia, conservação da natureza e biologia de cetáceos e sirênios, atuando principalmente na pesquisa e conservação de mamíferos marinhos.

- MV Leandro Rodrigues Ribeiro
Médico Veterinário formado pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é responsável técnico pelo Parque Ambiental e Zoológico Ecopoint do Instituto Homem Terra de Educação, Meio Ambiente e Pesquisa Científica.

- BIO Liana Mara Mendes de Sena
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2007), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2011) e Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Atualmente é coordenadora técnica de projetos da Associação Caatinga. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Paisagem, atuando principalmente em educação ambiental e projetos sociambientais.


- MV Lúcio Mendes Filho
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência com animais selvagens em cativeiro, foi médico veterinário do Parque Zoólogico Sargento Prata de Fortaleza, e do Centro de Triagem de Animais Selvagens (CETAS). Atualmente é professor de Clínica Médica Cirúrgica da Faculdade de Veterinária das Faculdades INTAS, Ceará.


- BIO Luiz  Gustavo Fagundes Bezerra
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2006) e trabalha no Conselho de Políticas Públicas do Meio Ambiente do Estado do Ceará desde janeiro de 2011.

-BIO Pablo Vieira Cerqueira
Graduado em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura Plena, pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente Aluno de Mestrado no Museu Paraense Emilio Goeldi-MPEG e Universidade Federal do Pará-UFPA. Possui experiência com pesquisas na área de Zoologia/Ornitologia, com ênfase em Filogeografia, Sistemática, Biologia Molecular, Conservação e Biogeografia de Aves. Participa de projetos de levantamento e monitoramento de avifauna em áreas de Caatinga, Cerrado, Amazônia e seus ecótonos. Atualmente desenvolve pesquisas sobre: Sistemática molecular, biogeografia e revisão taxonômica de aves florestais distribuídas nos biomas Amazônia e Mata atlântica; Revisão Taxonômica e Filogeografia da espécie politípica Turdus ignobilis Sclater 1857 (Aves: Turdidae) além de ser integrante da pesquisa que está realizando o Diagnóstico e análise de viabilidade populacional das aves endêmicas e ameaçadas da Caatinga presentes nos Parques Nacionais da Serra da Capivara, Serra das Confusões e Sete Cidades no estado do Piauí. Para conhecer um pouco sobre esta última pesquisa, acesse o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GOsCqjIWRuE&feature=share&list=UUGtBkQ1rNPgsNRwa5GcdrUg

- MV Reinaldo Leite Viana Neto
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1995). Possui especialização em Saúde Pública (2002) e mestrado em Ciências Avícolas (2004). Atuou como criador conservacionista de Aves Silvestres (2002 - 2004), atualmente é criador comercial de Aves Silvestres desde 2004 e responsável técnico por outros criadouros de animais silvestres. Veterinário da Clínica ZOOVET desde 1995 e  responsável pelo setor de Endoscopia da VETER.

- PED Roberto Vinicius Ribeiro Lima
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Tem experiência na área de Educação. Desde 2001 atua como educador social, e coordenador de projetos de educação ambiental, onde já desenvolveu diversas atividades relacionadas, pelo estado do Ceará. Pesquisador da Filosofia da educação e adepto dos pensamentos de Platão e Paulo Freire. Atualmente presta consultorias para empresas particulares na área de educação ambiental.

- BIO Tatiana Pongiluppi Souza
Ornitóloga e educadora socioambiental. Trabalhou em diversos projetos relacionados à conservação de aves, desenvolvendo atividades de pesquisa (inventários e monitoramentos de avifauna), articulação e mobilização de atores locais, implementação de programas de educação para a conservação com foco em espécies de aves ameaçadas de extinção e como coordenadora de projetos.

- BIO Thieres Pinto
Formado pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em SIG e técnico em planejamento de conservação. Tem trabalhado em projetos para identificação de áreas prioritárias para a conservação dos mamíferos do estado Ceará e criação de unidades de conservação. Biólogo na empresa Sertões Consultoria Ambiental.

NOTA: A bióloga Cynthia Cipestre não estará presente no Simpósio por não poder se ausentar do Zoológico de Belo Horizonte no período. (30/05/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário